Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Tudo que você precisa saber sobre Colisões

     Em Impulso e Quantidade de Movimento, "sistema" significa: "o conjunto de corpos que participam de uma colisão". Logo, toda força oriunda de corpos que não fazem parte do sistema é uma força externa.
      É bom lembrar que para se obter o Impulso de vetores de quantidade de movimento em direções diferentes, deve-se inverter o sinal do valor da quantidade de movimento inicial, pois o cálculo do módulo do impulso é uma subtração e não uma soma:
     Em toda colisão inelástica (colisão "bate-e-gruda") parte da energia mecânica vira calor, ou seja, se o sistema for isolado, a quantidade de movimento se conserva embora a quantidade de energia mecânica se dissipe em forma de calor.

     Em explosões, por se tratar de um evento intenso, sempre podemos considerar o sistema isolado de forças externas, e toda quantidade de movimento se conserva.

     Qualquer problema envolvendo choques mecânicos usará ou a fórmula:
(para colisões elásticas ou parcialmente inelásticas) 

ou a fórmula: 
(para colisões "bate-e-gruda" também chamadas de colisões totalmente inelásticas )

 ou a fórmula:

(para sistemas não isolados de forças externas)

     Ondeé o impulso ganho ou perdido no eixo x. No eixo y não consideramos o impulso sofrido, pois o planeta Terra "amortece" o impacto, anulando seu efeito.

     Sendo um sistema isolado, o impulso existido entre dois corpos A e B que colidiram pode ser calculado tanto pela subtração da quantidade de movimento de A antes da colisão pela quantidade de movimento de A depois da colisão quanto pela subtração da quantidade de movimento de B antes da colisão pela quantidade de movimento de B depois da colisão, visto que o módulo do impulso que A faz em B é exatamente igual ao que B faz em A.

     Quando se trata de uma colisão entre dois móveis em que um esteja em movimento e outro em repouso e sem atrito (geralmente representado sobre rodas), após a colisão, a velocidade final terá o mesmo sentido do móvel que causou a batida.

     Para se calcular o coeficiente de restituição é necessário observar o sentido do móveis. Se ambos estiverem no mesmo sentido, as velocidades se subtraem; se ambos estiverem em sentidos opostos, as velocidades se somam. Quando se trata de móveis de mesmo sentido, é necessário saber que o cálculo da diferença entre as velocidades dos móveis antes da colisão é o oposto do cálculo do instante depois do colisão:


Nenhum comentário:

Postar um comentário