Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Avaliação da Educação e da Aprendizagem

     Os alunos medem o que aprendem também quando analisam o quanto e até que ponto conseguem formular uma pergunta.

     "É bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. Quanto mais ativamente uma pessoa participar da aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquilo que aprender." (Pierre Levy / Carlos Irineu da Costa - As Tecnologias da Inteligência - Editora 34, 1993 - p.24)

Um segredo para aprender

     Para aprender é preciso ser questionador. Também é preciso reservar um momento para fixação do aprendizado. É o chamado treino: o mesmo treino dos estagiários, dos atletas e dos artistas.

Relação entre Leitura e Inteligência

 Relação entre Leitura e Inteligência

    Qual é a relação entre ler e ser mais inteligente? Não podemos absorver informações através de vídeos, ouvindo outras pessoas ou assistindo telejornais, por exemplo?

    Não, não é a mesma coisa, porque quando lemos, também aprendemos as regras gramaticais presentes no texto. Aprender essas regras nos dá a capacidade de desenvolver novas frases, formular novas perguntas e questionamentos. Isso nos proporciona autonomia para exercermos nossa própria escrita, que, a meu ver, é a forma mais intensa de pensar.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Porque estudar funções?

     O estudo de funções no ensino médio tem por objetivo preparar o(a) aluno(a) para ser o(a) melhor na sua futura profissão. O estudo de funções é requisito indispensável para o aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral.
     Para ser um exímio biólogo(a), se faz necessário saber Cálculo para montar um gráfico do crescimento populacional de uma colônia de seres vivos, por exemplo. Para ser um(a) excelente administrador(a) ou economista também é necessário saber Cálculo para interpretar o crescimento ou decrescimento de uma produção ou da variação do mercado. 
     É certo que na área de humanas (excetuando a elaboração de pesquisas ou estudos aprofundados sobre o comportamento sociológico de uma amostra) o estudo de funções não seja tão útil, mas ainda sim, a matemática continua sendo um fator importante para ampliar o raciocínio lógico e possibilitar ao profissional um pensamento mais ágil e dinâmico.
"Na prática, a teoria é outra." (Autor Desconhecido)